WARGAMES

Batalha do Ruhr29/06/2014A 01/04/45, os 1º e 9º Exécitos americanos encontraram-se em Lippstadt, cercando toda a região do Ruhr, local das grandes indústrias pesadas de guerra da Alemanha. Com isso, fecharam um imenso bolsão, cercando quase todo o Grupo-de-Exércitos “B”, do Marechal Walther Model, com mais de 20 divisões ou cerca de 430.000 homens.
Muitos advogavam que os aliados deveriam então avançar para Berlim, tomando a capital e, com isso, adquirindo um peso maior nas decisões do pós-guerra diante dos soviéticos. Mas o comandante supremo, Eisenhower, pensava diferente. Ciente de que a guerra estava ganha e que os territórios a Leste do rio Elba já estavam destinados a serem entregues aos soviéticos, ele não tinha interesse em lutar, com a conseqüente perda de vidas, por um objetivo que depois seria entregue aos russos. Assim, ele optou por parar seus exércitos no Elba e ordenou a Bradley, comandante do 12º Grupo-de-Exércitos, que eliminasse o bolsão do Ruhr.
O ataque começou a 04/04/45, envolvendo quatro Corpos-de-Exército. Em duas semanas, o bolsão foi extirpado e mais de 317.000 alemães tornaram-se prisioneiros de guerra, mais do que em Stalingrado e que na Tunísia. 
Download Relacionado:
Clique aqui para baixar  ruhr
Compartilhar: