Projeto Atena > Outros

Declaração do Almirantado Alemão - 4 de fevereiro de 191518/06/2014por August von Mackensen

Os primeiros passos do governo alemão no sentido de adotar uma política de guerra submarina irrestrita vieram com a declaração do almirantado de 4 de Fevereiro de 1915, que alertou à navegação neutra para ficar longe das águas circunvizinhas à Inglaterra e Irlanda a partir de 18 de fevereiro de 1915.

O furor internacional que se seguiu (principalmente dos EUA) assegurou que a ameaça de afundar transporte neutro foi abandonada até a sua re-imposição, em janeiro de 1917. Foi esta política, mais do que qualquer outra, que chamou os EUA para a guerra, em Abril de 1917.


Declaração do Almirantado Alemão

Todas as águas que cercam a Grã-Bretanha e Irlanda, incluindo todo o Canal Inglês, são declaradas zona de guerra. De 18 de fevereiro em diante cada navio mercante inimigo encontrado dentro desta zona de guerra será destruído, nem sempre que sendo possível evitar perigos para as tripulações e passageiros.

Os navios neutros também estarão expostos ao perigo na zona de guerra tendo em vista o mau uso de bandeiras neutras ordenado em 31 de Janeiro pelo Governo Britânico, e devido a incidentes imprevistos aos quais a guerra naval é sucetível, é impossível evitar ataques feitos contra navios neutros em equívoco aos navios do inimigo.

A navegação ao norte das Ilhas Shetland, na parte oriental o Mar do Norte e através de uma zona de pelo menos trinta milhas náuticas de largura ao longo da costa holandesa não está exposta ao perigo.
Compartilhar: