Projeto Atena > Acordos

Pacto de Munich - 29/09/193810/08/2013A Alemanha, o Reino Unido, França e Itália, levando em consideração o acordo que acabam de alcançar, em principio, cedem os sudetos para o território alemão, e tenham concordado com os seguintes termos e condições governantes para a supracitada cessão e avaliação deste acordo, e cada parte é responsável pelos passos necessários que assegurarão sua realização.

(1) A evacuação começa em 1º de outubro.

(2) O Reino Unido, França e Itália acordam que a evacuação do território deve estar completa em 10 de outubro, sem que nenhuma instalação seja destruída, e que o Governo da Tchecoslováquia seja responsável pela evacuação sem causar danos nas instalações citadas.

(3) As condições governantes da evacuação serão levadas em detalhe por uma comissão internacional composta por representantes dos governos da Alemanha, Reino Unido, França, Itália e Tchecoslováquia.

(4) A ocupação dos territórios alemães por tropas alemães será feita em estágios e iniciara em 1º de outubro. Os quatro territórios marcados no mapa anexo serão ocupados por tropas alemães na seguinte ordem:

O território marcado com o nº1 será em 1 e 2 de outubro; o território 2 será em 3 e 3 de outubro; o território 3 será em 3, 4 e 5 de outubro; o território 4 será em 6 e 7 de outubro. Os demais territórios com preponderã¢ncia de alemães serão averiguados pela comissão internacional supra citada imediatamente e serão ocupados por tropas alemãs até o dia 10 de outubro.

(5) A comissão internacional citada no parágrafo 2 irá determinar em quais territórios haverá plebiscito. Estes territórios serão ocupados por tropas internacionais ate que o plebiscito seja feito, usando como base as condições do plebiscito de Saar. A comissão ira também fixar uma data, até o mês de novembro, a qual o plebiscito será feito.

(6) A definição das fronteiras serão realizadas pela comissão internacional. A comissão também será designada a recomendar às quatro forças, Alemanha, Reino Unido, França e Itália, em casos excepcionais, exceto em determinações de ordem estritamente etnográficas, onde não haverá plebiscito.

(7) Existirá o direito a uma eleição nos territórios transferidos, que deve ser exercido até seis meses após a data deste acordo. Uma comissão mista dos governos alemãoe tcheco devem determinar os detalhes da eleição, considerar os meios de facilitar a transferência da população e ajustar questões do principio que esta surgindo da referida transferência. (8) O governo da Tchecoslováquia em um período de quatro semanas da data deste acordo, irá liberar os sudetos alemães de toda força militar ou policial que possam ser liberadas, e o governo da Tchecoslováquia irá usar o mesmo período para liberar os prisioneiros dos sudetos alemães que estavam presos por crimes políticos.

Munich, 29 de setembro de 1938.

ADOLF HITLER,
NEVILLE CHAMBERLAIN,
EDOUARD DALADIER,
BENITO MUSSOLINI.
Compartilhar: